Editorial
Palavras-chave:
editorialResumo
A criação da revista Trilhos confunde-se com a história do próprio CECULT, cujas atividades tiveram início em 2013. O primeiro campus deste Centro foi implementado no edifício Araújo Pinho, um antigo Colégio, localizado na rua do Imperador, ao lado da Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo, quase em frente ao rio Subaé. Tal localização estava intrinsecamente relacionada à crônica da cidade de Santo Amaro, feita por Caetano Veloso na canção Trilhos urbanos. A passagem dos trilhos da linha Sul - Mapele/Monte Azul - pela pequena cidade do interior da Bahia, a partir do final do século XIX, constituiu um importante signo de modernização de Santo Amaro. Assim, a presença de um campus da UFRB na cidade relaciona-se a uma memória cultural relativa aos rastros de um processo de urbanização inconcluso. Nesse sentido, o nome Trilhos constitui uma síntese dos diferentes tempos que atravessam o CECULT e a cidade de Santo Amaro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thais Fernanda Salves de Brito, Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Cedo à revista Trilhos os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.