Edições anteriores

  • Revista Trilhos
    v. 1 n. 1 (2020)

    Este é o primeiro número da revista Trilhos, editada pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizado na cidade de Santo Amaro, na Bahia.

  • Revista Trilhos
    v. 2 n. 1 (2021)

    O segundo número da Revista Trilhos é lançado em meio a uma série de crises que ferem a experiência com a vida comum. Apesar da ampla caminhada em prol da vacinação, ainda há inúmeras barreiras simbólicas e políticas no combate à Covid-19. No encerramento desta edição, registrou-se 4,55 milhões de mortos no mundo, sendo cerca de 590 mil mortos no Brasil. Soma-se à situação sanitária, um acúmulo de crises: econômica, ambiental e da própria democracia. Em meados de agosto de 2021, o mundo presenciou mais uma cena de pessoas buscando desesperadamente se moverem para fora de seu país em busca de segurança.

  • Cadernos Trilhos - Coleção Literaturas do Recôncavo
    v. 3 n. 1 (2022)

    A coleção “Literaturas do Recôncavo” é um dos resultados da pesquisa intitulada “Estudos Críticos sobre a literatura contemporânea do Recôncavo Baiano’’, coordenada pelo professor, cronista, poeta, doutor em literatura Rubens da Cunha. Em 2016, Rubens e sua equipe iniciaram o mapeamento da produção literária do Recôncavo e de seus escritores. A partir desta iniciativa, uma criteriosa seleção de obras literárias foi elaborada, proporcionando caminhos para análise da literatura feita por autoras e autores nascidos e/ou residentes no Recôncavo Baiano à luz dos estudos literários, culturais e antropológicos. O projeto de pesquisa inclui, também, a realização de oficinas de leitura, de análise e de produção textual com uma equipe de pesquisadores empenhados nesta aventura.