Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". O autor assume a responsabilidade pelo conteúdo do texto e transfere todos os direitos autorais do presente texto à revista Trilhos. Se o texto for republicado em obra do autor, a revista deverá ser informada e deverá constar informação de que o texto foi publicado anteriormente na revista Trilhos.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB) conforme explicitado nas diretrizes.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.revistatrilhos.com) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está formatado conforme as normas da revista. O tamanho total do arquivo não supera 38 mil caracteres com espaços; em caso de resenha não ultrapassa 7 mil caracteres com espaços usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para autores
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

A Revista Trilhos publica artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, experiências em artes e literaturas digitais, ensaios fotográficos, relatos de campo e de processos artísticos inéditos e originais, de autoria individual ou coletiva. Para artigos acadêmicos, graduandos podem publicar em co-autoria com orientador doutor.

Serão aceitos textos em português, inglês ou espanhol. Título, resumo e palavras-chave deverão ser informados em português, inglês e espanhol. Artigos devem conter entre 30.000 caracteres e 38.000 caracteres sem espaço incluindo notas, referências e eventuais tabelas e ilustrações. Resenha de livros publicados devem conter entre 4.200 caracteres e 7.000 caracteres digitados.

As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas mediante cadastro de usuário/autor, caso o artigo esteja em processo de avaliação por outro periódico, a Comissão Editorial deve ser informada no campo “Comentários ao Editor”.

Os textos devem ser submetidos em versão final, pelo processador de texto Word, com a seguinte formatação:

  • Título em português e, logo abaixo, o título em espanhol ou inglês. Deve estar centralizado, escrito em fonte Times New Roman, corpo 16, em negrito, apenas a primeira letra da primeira palavra deve estar em caixa alta e as demais em caixa baixa, com espaço simples. Não usar sublinhado. Usar itálico somente para grafia de palavras estrangeiras e/ou títulos de obras artísticas.

  • Quando houver subtítulo, deve estar centralizado, escrito em fonte Times New Roman, em corpo 14, caixa alta (apenas a primeira letra da primeira palavra) e caixa baixa, espaço simples. Não usar sublinhado e usar itálico somente para grafia de palavras estrangeiras.

  • A identificação dos autores ocorre por meio da submissão eletrônica, no cadastro do sistema de submissão de artigos e resenhas. Desta forma, em hipótese alguma o(s) autor(es) pode(m) se identificar no corpo do texto.

  • O Resumo deverá acompanhar o idioma escolhido pelo colaborador (Português, Inglês ou Espanhol), justificado, com espaço simples, abaixo da linha do título, fonte Times New Roman, corpo 12 e entre 500 e 1.000 caracteres. Logo abaixo, deve vir o Abstract ou Resumen.

  • Os textos devem ter três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, imediatamente após o resumo. No caso de Abstract, deverá acompanhar keywords; no caso de Resumen deverá acompanhar Palabras Clave.

  • A formatação do artigo deverá ser realizada a partir do uso da fonte Times New Roman, justificado, corpo 12, espaçamento 1,5 entre as linhas, em todo o texto, exceto para as citações com mais de três linhas e para os resumos.

  • Margens 2,5 (direita, esquerda, em cima e em baixo).

  • Os créditos das citações devem ser feitos no sistema autor-data (ABNT): no corpo do texto, entre parênteses, indicando-se o sobrenome do autor (caixa alta), ano (da publicação), nº da página (apenas o número). Exemplo: (AUTOR, 2014, p.36), inserindo-se a referência completa ao final do artigo.

  • As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

  • Para as citações com mais de três linhas, utilizar-se-á fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples. As citações devem estar destacadas no texto, com recuo de 4 cm, por meio de espaçamento semelhante ao do parágrafo na margem esquerda, sem aspas. Ao final deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.

  • Palavras em idioma estrangeiro no corpo do texto devem ser empregadas em itálico.

  • Notas devem estar digitadas na mesma página; usadas somente para comentários, não para citações bibliográficas. As notas de rodapé deverão ser digitadas em fonte Times New Roman com espaçamento simples entre as linhas, em corpo 10 (dez). Não palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, por exemplo CNPq); usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras e obras. As notas deverão ser colocadas no rodapé, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

  • Indicar somente as referências citadas no texto. Usar fonte Times New Roman, corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas, ao final do artigo. Todas as referências devem seguir as normas da ABNT.

  • Os arquivos devem ser assim nomeados: TÍTULODOARTIGO_AUTOR.doc
  • Os arquivos de imagens digitais devem ser nomeados com TÍTULODOARTIGO-imagem1; TÍTULODOARTIGO-imagem2 etc. As imagens digitais – fotos, ilustrações, gráficos e tabelas – deverão ter o formato JPG com resolução de 300 dpi. Arquivos de áudio ou imagens em movimento também devem ser encaminhados como documentos suplementares.

Dossiê Mobilidades, Controle e Resistência: Jornadas e Inclusões Diferenciadas.

Desde a década de 1970, avanços nos sistemas de comunicação e transporte facilitaram o desenvolvimento de múltiplas formas de interconexão de atividades de rede em todo o mundo (CASTELLS, 1996), estimulando mobilidades mais intensas (e diversas) de pessoas e objetos em territórios regionais e nacionais em um ‘mundo em movimento’ (URRY, 2000). Como consequência, deslocamentos populacionais têm redefinido a geopolítica de inúmeros países e colocado em contato sujeitos pertencentes a diferentes nacionalidades, gênero, classe, religião, sexualidade, ‘raça’ e etnia. No entanto, apesar dessa diversidade crescente, discursos populares e políticos, bem como muitos debates acadêmicos, continuam a oferecer comentários totalizantes e indiferenciados sobre os migrantes e a migração, frequentemente reproduzindo representações patológicas ou romantizadas do “migrante” como um “outro homogêneo”. Longe de compartilhar uma experiência migratória homogênea, contudo, as jornadas migratórias são diversas e distintamente moldadas e ressignificadas por questões subjetivas e objetivas – o que Martins Jr chamou de “Jornadas diferenciadas” (2020). Além disso, as relações que se estabelecem e são negociadas em um “mundo em movimento”, caracterizam-se por paradoxos que indicariam distintas possibilidades de constituição de proximidade, distanciamento, intercâmbio e resistência, que subsistem sincronicamente. Ao mesmo tempo, como indica Richard Sennett (2019), não se pode desconsiderar que aquele que “chega” não apenas se transforma, mas também gera profundas mudanças naqueles já “pertencentes” a uma dada localidade. Com isso, nota-se que o deslocamento não se reporta apenas ao aspecto físico, mas também ao perceptocognitivo.

Assim, este dossiê se interessa por discussões teóricas e empíricas que visam discutir as complexas relações que caracterizam os processos de mobilidade no atual contexto geopolítico.

O dossiê temático se interessa (mas não de forma exclusiva) pelos seguintes tópicos:

  • Jornadas migratórias diferentemente moldadas por marcadores sociais como classe, ‘raça’, gênero, etnia, nacionalidade, sexualidade, geração
  • Políticas de controle migratório e táticas de resistência
  • Intercâmbios e conflitos migratórios
  • A redefinição das espacialidades da urbe pelo “estrangeiro”
  • Formas de resistência cultural
  • Experiências artísticas e estéticas migratórias 
  • Desigualdades sociais e étnicas
  • Migrantes digitais

Artigos

Serão aceitos textos (artigos e ensaios) em português, inglês ou espanhol. Título, resumo e palavras-chave deverão ser informados em português, inglês e espanhol. Artigos devem conter entre 30.000 caracteres e 38.000 caracteres com espaço, incluindo notas, referências e eventuais tabelas e ilustrações.

 As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas mediante cadastro de usuário/autor, caso o artigo esteja em processo de avaliação por outro periódico, a Comissão Editorial deve ser informada no campo “Comentários ao Editor”.

 Os textos devem ser submetidos em versão final, pelo processador de texto Word, com a seguinte formatação:

  • Título em português e, logo abaixo, o título em espanhol ou inglês. Deve estar centralizado, escrito em fonte Times New Roman, corpo 16, em negrito, apenas a primeira letra da primeira palavra deve estar em caixa alta e as demais em caixa baixa, com espaço simples. Não usar sublinhado. Usar itálico somente para grafia de palavras estrangeiras e/ou títulos de obras artísticas.

  • Quando houver subtítulo,deve estar centralizado, escrito em fonte Times New Roman, em corpo 14, caixa alta (apenas a primeira letra da primeira palavra) e caixa baixa, espaço simples. Não usar sublinhado e usar itálico somente para grafia de palavras estrangeiras.

  • A identificação dos autores ocorre por meio da submissão eletrônica, no cadastro do sistema de submissão de artigos e resenhas. Desta forma, em hipótese alguma o(s) autor(es) pode(m) se identificar no corpo do texto e nas propriedades dos arquivos.

  • O Resumo deverá acompanhar o idioma escolhido pelo colaborador (Português, Inglês ou Espanhol), justificado, com espaço simples, abaixo da linha do título, fonte Times New Roman, corpo 12 e entre 100 e 205 palavras. Logo abaixo, deve vir o Abstract ou Resumen

  • Os textos devem ter de três a cinco palavras-chave, antecedidas da expressão palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto, imediatamente após o resumo. No caso de Abstract, deverá acompanhar keywords; no caso de Resumendeverá acompanhar Palabras Clave.

  • A formatação do artigo deverá ser realizada a partir do uso da fonte Times New Roman,justificado,corpo 12, espaçamento 1,5 entre as linhas, em todo o texto, exceto para as citações com mais de três linhas e para os resumos.

  • Margens 2,5 (direita, esquerda, em cima e em baixo).

  • Os créditos das citações devem ser feitos no sistema autor-data (ABNT 10.520): no corpo do texto, entre parênteses, indicando-se o sobrenome do autor (caixa alta), ano (da publicação), nº da página (apenas o número). Exemplo: (AUTOR, 2014, p.36), inserindo-se a referência completa ao final do artigo.

  • As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

  • Para as citações com mais de três linhas, utilizar-se-á fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples. As citações devem estar destacadas no texto, com recuo de 4 cm, por meio de espaçamento simples, margem esquerda, sem aspas. Ao final deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.

  • Palavras em idioma estrangeiro no corpo do texto devem ser empregadas em itálico.

  • Notas devem estar digitadas na mesma página; usadas somente para comentários, não para citações bibliográficas. As notas de rodapé deverão ser digitadas em fonte Times New Roman com espaçamento simples entre as linhas, em corpo 10 (dez), justificado. Não usar palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, por exemplo CNPq); usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras e obras. As notas deverão ser colocadas no rodapé, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página), obedecendo as margens.

  • Indicar, na Bibliografia, somente as referências citadas no texto. Usar fonte Times New Roman,corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas, ao final do artigo. Todas as referências devem seguir as normas da ABNT NRB 16.023.

  • Os arquivos devem ser assim nomeados:

  • TÍTULODOARTIGO_AUTOR.doc ou .docx

  • Os arquivos de imagens digitais devem ser nomeados com TÍTULODOARTIGO_imagem1; TÍTULODOARTIGO_imagem2 etc. As imagens digitais – fotos, ilustrações, gráficos e tabelas – deverão ter o formato JPG com resolução de 300 dpi. Arquivos de áudio ou imagens em movimento também devem ser encaminhados como documentos suplementares.

Entrevistas

As entrevistas devem ser inéditas, com expoentes nas áreas de interesse da revista.

  • Devem conter até 30 mil caracteres com espaços, incluindo notas e bibliografia (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5)
  • A avaliação e a decisão sobre a publicação da entrevista será responsabilidade do Conselho Editorial.
  • Será publicada apenas uma entrevista por edição.

Experiências em Arte

Sobre as experiências em arte, serão aceitos ensaios audiovisuais inéditos (ensaios fotográficos, ilustrações, desenhos, vídeos, arquivos de áudio) que dialoguem com as linhas editoriais da revista.

Deve conter título e uma apresentação sucinta informando a natureza e contexto do trabalho, com até 2.500 caracteres.

  • Imagens: serão aceitas de 6 a 10 imagens digitalizadas por ensaio, em resolução a partir de 300 dpi e no máximo 5MB, acompanhadas da indicação de autoria e ano. Legendas são opcionais. É preciso enviar autorizações de uso, incluindo a possível publicação de uma das fotos na capa da revista. O(s) nome(s) do(s)/da(s) autor(es/autor(as) não devem estar indicados no texto
  • Video: os filmes (curta-metragens em alta definição) deverão ter duração de até 15 (quinze) minutos e hospedados em sites na internet, com link youtube ou vimeo.
  • Áudio: os audios (em alta definição) deverão ter duração de até 15 (quinze) minutos e hospedados em sites na internet, com link soundcloud, bandcamp, youtube ou vimeo.

Caso seja necessário, um representante da revista entrará em contato com os responsáveis pelas obras selecionadas, por e-mail ou telefone, solicitando o envio de cópias autenticadas dos documentos exigidos por lei, tais como licença ou cessão de direitos autorais, autorização das pessoas filmadas para exibição de sua voz e imagem, autorização para uso de fonograma, músicas, obras audiovisuais, fotográficas ou de outros direitos autorais que sejam relacionados com o vídeo inscrito.

Textos Literários

A Revista Trilhos aceita Textos Literários. Não há necessidade de ineditismo. Podem ser submetidos até 5 (cinco) poemas; 3 (três) contos, crônicas e trechos de narrativas com até 10 mil caracteres com espaço, Times New Romancorpo 12 (doze), com espaçamento simples entre as linhas.

Relatos de Pesquisa & Experiências de Campo 

Os serão aceitos Relatos de Pesquisa & Experiências de Campo que dialoguem com as linhas editoriais da revista.

 

  • Devem conter de 10.000 a 20.000 caracteres, incluindo notas e bibliografia (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5)
  • A decisão pela publicação será responsabilidade do Conselho Editorial
  • Pode conter entre 5 (cinco)

Processos Artísticos

Os serão aceitos Processos Artísticos que dialoguem com as linhas editoriais da revista.

  • Devem conter de 10.000 a 20.000 caracteres, incluindo notas e bibliografia (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5)
  • A decisão pela publicação será responsabilidade do Conselho Editorial
  • Pode conter entre 5 (cinco)

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.