“Meu corpo é instrumento, eu vim pra te alimentar”
música pop afrodiaspórica em Trovão, de Larissa Luz
Palabras clave:
Larissa Luz, Trovão, Cenas musicais decoloniais, Música afrodiaspórica, Encruzilhadas musicaisResumen
Este artigo tem o objetivo de abordar as potencialidades e articulações da música afrodiaspórica presentes na obra de Larissa Luz – em especial no álbum Trovão, lançado em 2019. Para isso, observamos de que forma a artista aciona – embora sem necessariamente replicar – sua herança cultural africana e como ela a conecta com o contemporâneo, fazendo seu corpo-político como um lugar de produção de saberes, em múltiplos tempos, sob a perspectiva do cruzo e da encruzilhada. Para isso, autores como Rufino (2018), Simas e Rufino (2019), Hall (2003), entre outros, se tornam essenciais para essa discussão.
Citas
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
ARGÔLO, Marcelo. Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude. Salvador, BA: Ed. do Autor, 2021.
BRANDÃO, M. L. C. M.; BUENO, J. D. Território Conquistado: música de protesto e conscientização. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 2, p. 128-153, 2019.
CANAL VRÁ. Larissa Luz conversa com Luana Assiz sobre música e empoderamento. YouTube. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=z3FLHdD5OV8>. Acesso em 13 fev. 2022. 11m23s.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: o poder da autodefinição. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
GADEA, Carlos A. Negritude e Pós-Africanidade: Crítica das Relações Raciais Contemporâneas. Porto Alegre: Editora Sulina, 2013.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: Modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2019.
GUERREIRO, Goli. A Trama dos Tambores. São Paulo: Editora 34, 2001.
GUMES, Nadja Vladi; CARMO, R. G. Corpo, Discurso e Cidade Larissa Luz como arquétipo da resistência pós-moderna Autores Nadja Vladi Gumes. REVISTA NAVA, v. 7, p. 32, 2021.
GUMES, Nadja Vladi; ARGÔLO, Marcelo Pinheiro. A Cor Dessa Cidade Sou Eu: Ativismo Musical no projeto Aya Bass. Revista Eco Pós, v.23, n.1. Rio de Janeiro, 2020.
GUMES, Nadja Vladi. Cidades Musicais. A potência da narrativa político-estética do BaianaSystem no Carnaval de Salvador. In: Cidades Musicais: Comunicação, Territorialidade e Política. Orgs. Cíntia Sanmartin Fernandes Micael Herschmann. 2018, p. 265-279.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
IQANI, M.; RESENDE, F. Media and The Global South: narrative territorialities, cross cultural currents. London: Routledge, 2020.
MIGNOLO, W. et al. On decoloniality. Concepts, Analytics, Praxis. London: Routledge, 2018.
QUEIROZ, Tobias Arruda. Valhalla, All Black In e Metal Beer: repensando a cena musical a partir dos bares no interior do Nordeste. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
RUFINO, L. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, Simone Pereira de; CAR-REIRO, Rodrigo; FERRAZ, Rogerio (org.). Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Compós, 2015. p. 13-27.
SIMAS, L. A.; RUFINO, L. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018
STRAW, W. Systems of articulation logics of change: communities and scenes in popular music. Cultural Studies 5(3), 1991, 368-388.
TAYLOR, Diana. O Arquivo e O Repertório: Performance e Memória Cultural na América Latina. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.
TROTTA, F. C., & MONTEIRO, M. O novo mainstream da música regional: axé, brega, reggae e forró eletrônico no Nordeste. E-Compós, 11(2), 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Caroline Govari, Juliana Carolina Santos Silva, Thiago Pimentel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cedo à revista Trilhos os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.