Epistemologias negras na Comunicação

por encruzilhadas que nos levem ritmicamente além

Autores

  • Rafael Pinto Ferreira de Queiroz UFPE

Palavras-chave:

Epistemologias Negras, Comunicação, Música Negra, Ritmo

Resumo

Este texto, escrito de forma ensaística, busca trazer contribuições para o campo comunicacional a partir de Epistemologias Negras. Propõem-se novas formas de se olhar para o que é considerado ciência e seus atributos, em sua apresentação hegemônica, a partir de sua constituição baseada na colonialidade, eurocentrismo e supremacia branca. Há, por um lado, uma argumentação de que epistemes enegrecidas já carregam desde seus primórdios uma atitude decolonial, centrando-se em subjetividades não brancas e desconstruindo temas, paradigmas, metodologias, assim como a suposta neutralidade dos estudos acadêmicos. Por outro, busca-se demonstrar que precisamos ir além, considerando saberes constituídos em África e suas diásporas, longe do mundo logocêntrico, como novas formas de epistemologia a serem consideradas, principalmente advindas da interação entre cosmopercepções e a música negra.

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Publicado

17/11/2022

Como Citar

QUEIROZ, R. P. F. de . Epistemologias negras na Comunicação: por encruzilhadas que nos levem ritmicamente além. Revista Trilhos, Santo Amaro, Bahia, v. 3, n. 1, p. 194–209, 2022. Disponível em: https://revistatrilhos.com/home/index.php/trilhos/article/view/94. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas sonoro-musicais: raças, gêneros e conexões comunicacionais