Cantautoras negras

Uma retomada histórica da autoria musical em práticas comunitárias afro diaspóricas e no contexto do surgimento da indústria fonográfica no Brasil

Autores/as

  • Helen Campos Barbosa UFBA

Palabras clave:

Escrevivência, cautautoras negras, interseccionalidade, música, afro-diaspórica, autoria

Resumen

O artigo conceitua, historiciza o uso do conceito cantautoria na América Latina contextualizando-o no território brasileiro, especialmente no estado da Bahia. O conceito ao demarcar o lugar de autoria artística especificamente de mulheres negras, considera os corpos femininos produzidos historicamente (hooks, 2000) e realça ainda o quanto as experiências culturais diversas entre e das mulheres estão atravessadas por resquícios das divisões raciais provenientes do sistema escravocrata. Ao tratar sobre cantautorias negras, a partir de um olhar interseccional, busco destacar algumas práticas musicais comunitárias chegando ainda na constituição de uma indústria fonográfica. Pretendo assim caminhar através dos rastros de uma ancestralidade negra apresentando a memória enquanto lugar de (re)escritas e demarcações sócio históricas e de (re)posicionamento no presente de mulheres negras, baianas, artivistas.

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Publicado

17/11/2022

Cómo citar

BARBOSA, H. C. Cantautoras negras: Uma retomada histórica da autoria musical em práticas comunitárias afro diaspóricas e no contexto do surgimento da indústria fonográfica no Brasil. Revista Trilhos, Santo Amaro, Bahia, v. 3, n. 1, p. 127–144, 2022. Disponível em: https://revistatrilhos.com/home/index.php/trilhos/article/view/91. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Práticas sonoro-musicais: raças, gêneros e conexões comunicacionais