Compreender a experiência cultural em cenários mediados pelo formacional

Autores/as

  • Roberto Sidnei Macedo UFBA

Palabras clave:

Experiência, experiência cultural, formação, educação

Resumen

O presente artigo trata de compreender a experiência de uma perspectiva cultural e como pauta estruturante e propositiva de mediações formacionais e processos formativos. Concebendo a experiência cultural a partir do cenário educacional contemporâneo, afirma a característica irredutível dessa experiência, assim como sua potência transversal no que concerne à produção de aprendizagens singulares e relacionais. Destarte, a experiência cultural vincula-se de modo tanto pontual quanto transversal no que concerne às vivências educacionais, sejam elas sociotécnicas, éticas, políticas e estéticas. Com esses argumentos, procura nutrir reflexões e práticas educacionais com o valor epistemológico e ontológico da experiência cultural nas suas diversas ressonâncias. Ademais, destacadamente, apresenta a experiência cultural na formação como uma pauta política que se vincula também às lutas por afirmação, tendo como atenção central questões da formação como experiência cultural.

Biografía del autor/a

Roberto Sidnei Macedo, UFBA

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 – Vincennes à Saint-Denis. Realizou estágio pós-doutoral em Currículo e Formação na Universidade de Fribourg (Suíça) e Universidade do Minho (Portugal). Prof. Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Diretor da Faculdade de Educação da UFBA.

Citas

ARAÚJO, E. de C. Posfácio. In: Macedo, R. S. Currículo, diversidade e equidade: luzes para uma educação intercrítica. Brasília: Liber Livro; Salvador: EDUFBA, 2006.

CONTRERAS, J. Investigar a experiencia. Madrid: Morata, 2013.

DÉLORY -MONBERGER, C. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal, EDUFRN; São Paulo: P AULUS, 2008.

JOSSO, M. C. Experiência de vida e formação. Tradução de José Claudio e Júlia Ferreira. Lisboa: EDUCA, 2002.

LAROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, nº ‘9, 2002, p. 21-28.

MACEDO, R. S. Compreender e mediar a formação. Brasília: Liber Livro,2010.

MACEDO DE SÁ, S. M.; MACEDO, R. S. Etnocurrículo, etnoaprendizagem: a educação referenciada na cultura. São Paulo: Loyola, 2014, no prelo.

OLIVEIRA, R. Des vecteurs de chagementtoujours nouveaux. Colloque de formation d’Adultes. Université de Genève, 2004.

Publicado

25/07/2024

Cómo citar

MACEDO, R. S. . Compreender a experiência cultural em cenários mediados pelo formacional. Revista Trilhos, Santo Amaro, Bahia, v. 4, n. 1, p. 107–117, 2024. Disponível em: https://revistatrilhos.com/home/index.php/trilhos/article/view/133. Acesso em: 28 ene. 2025.

Número

Sección

Dossiê Culturas, currículo e formação: mediações interculturais contemporâneas