A capoeira como analogia para a cultura de paz
Palavras-chave:
Educação para a paz, valores humanos, capoeira, cultura de pazResumo
A construção de uma Cultura de Paz requer o engajamento de todos setores, instituições e grupos que compõem a sociedade. Atividades esportivas, artísticas, culturais e lúdicas podem se constituir em espaços educativos nos quais os valores da paz são cultivados. O presente artigo oferece elementos discursivos que buscam reconhecer as interfaces e semelhanças entre a capoeira e a Cultura de Paz, a partir do questionamento: de que forma as experiências vivenciadas em uma roda de capoeira podem servir de analogia e inspiração para as atitudes, qualidades e comportamentos que geram a Paz?
Referências
BREDA, Omri Ferradura. A Capoeira como prática pedagógica na Educação Infantil. Disponível em: http://educacaopublica.cecierj.edu.br/revista/?p=39238. Acesso em 10 set. 2022.
CASA UNIVERSAL DE JUSTIÇA. A promessa da paz mundial: Mensagem aos povos do mundo. Disponível em: https://www.bahai.org/pt/beliefs/universal-peace/promise-world-peace/. Acesso em 10 set. 2022.
MILANI, Feizi Masrour. Cultura de paz x violências: Papel e desafios da escola. In: MILANI, F.M.; JESUS, R.C.D.P. (org). Cultura de Paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003. pp.63-94.
______. Tá combinado!: Construindo um pacto de convivência na escola. 3. ed. Curitiba: Ed. NEAB-UFPR, 2018.
______; JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de; BASTOS, Ana Cecília de Sousa. Cultura de paz e ambiências saudáveis em contextos educacionais: a emergência do adolescente protagonista. Educação, v. 59, n. 2, Maio/Ago. 2006. p. 369 – 386
RIBEIRO, Juliana Terra; TEIXEIRA, Luis Felipe Milano; GARRAMONA, Fabrício Teixeira. A prática da capoeira no ambiente escolar para a formação integral do aluno: uma revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, set./dez. 2021. p. 149-156.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Cedo à revista Trilhos os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.