Coro cênico

Aspectos didáticos e a construção de um repertório

Autores

  • Marcelo Alves Brazil UFS

Palavras-chave:

Canto coral, Arranjo coral, Técnica vocal, Expressão Cênica, Aprendizagem

Resumo

Esta reflexão acerca da implantação de um coro cênico em um curso de Licenciatura em Teatro é fruto da pesquisa de estágio pós-doutoral realizada no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia entre 2022 e 2023 e intitulada O coro cênico como ferramenta pedagógica em cursos de licenciatura em teatro: critérios para a elaboração de um repertório. O ponto de partida desta pesquisa foi investigar a eficiência de um coro como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem de elementos musicais por discentes de teatro e a importância da escolha do repertório como elemento chave. Também buscou revelar a contribuição da atividade coral como colaboradora nas atividades relacionadas ao ensino da técnica vocal e da expressão cênica.

Biografia do Autor

Marcelo Alves Brazil, UFS

Marcelo Brazil é formado em música com doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. É professor efetivo no Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe com atuação nas áreas de expressão vocal, sonoplastia, iluminação e arte contemporânea.

Referências

AGUILAR, José Roberto. Entrevista histórica com José Roberto Aguilar . Revista-Valise, Porto Alegre, v . 2, n. 4, ano 2, p. 181-192, dez. 2012. Disponível em: https://www .seer .ufrgs.br/index.php/RevistaValise/article/view/26160/23559. Acesso em: 13 set. 2023.

ALVARENGA, Marco Flávio de. O Canto: incidência na atividade teatral e aplicação na formação de atores. VIS Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, v . 14, p. 94-108, nº 1, jan.-jun. 2015, Brasília. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/14514/22075. Acesso em: 13 set. 2023.

AMOROSO, Maria Betânia. De óculos escuros pela cidade. In: ASSUMPÇÃO, Itamar. Pretobrás: por que que eu não pensei nisso antes? São Paulo: Ediouro, 2006. p. 37-54.

ANTUNES, Arnaldo. Homepage Arnaldo Antunes. Site. Disponível em: https://www .arnaldoantunes.com.br . Acesso em: 13 set. 2023.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1987. 226 p. Tradução de: Teixeira Coelho.

BUCCI, Magno. Arranjo cênico: uma virtualidade. 2012. Disponível em: http://www .corocenicobossanossa.com/416277651.html. Acesso em: 13 set.2023.

CAMARGO, Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de. Criação e arranjo: modelos de repertório para o canto coral no Brasil. 2010. 278 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www .teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-04112010-144243/publico/5979961.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.

CHAVES, Marcos Machado. De trilhas sonoras teatrais a preparações musicais para artistas da cena. Rio de Janeiro: Synergia, 2020. 361 p.

CINTRA, Fábio. Voz e musicalidade na formação do ator . Sala Preta, v . 7, p. 47-50, 2007. Disponível em: https://www .revistas.usp.br/salapreta/article/view/57318/60300. Acesso em: 13 set. 2023.

COELHO, Helena de Souza Nunes Wöll. Técnica vocal para coros. 8. ed. São Leopoldo: Sinodal, 1994.

COURA, Letícia. A afinação do coro no Teatro Oficina. Sala Preta, v . 20, n. 2, p.13-29, 20 dez. 2020. Disponível em: https://www .revistas.usp.br/salapreta/article/view/182884. Acesso em: 13 set. 2023.

CUNHA, Alberto (org.). Arranjos corais de Damiano Cozzella. São Paulo: Edusp, 2021. 360 p.

DAQUELE instante em diante. Direção de Rogério Velloso. Produção de Carol Dantas. São Paulo: Movieart, 2011. 1 DVD (110 min.), son., color . Documentário. Disponível em: https://www .youtube.com/watch?v=be2n1tpJjf0. Acesso em: 13 set. 2023.

GROTOWSKY , Jerzy . Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. 221p.

GUARNIERI, Tassia Martins; P ASCOLA TI, Sônia Aparecida Vido. A contribuição do coro para o "efeito de distanciamento". In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 8., 2010, Londrina. Anais... Londrina: Eduel, 2010. p. 2000-2016. Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/a_contribuicao_do_coro_para_o_efeito_de_distanciamento.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.

IGAYARA, Suzana Cecília. Discutindo o repertório coral. In: Encontro Anual da ABEM, 16 e CONGRESSO REGIONAL DA ISME na América Latina– 2007, Campo Grande. Anais... Campo Grande: ABEM, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/6638189/Discutindo_o_Repert%C3%B3rio_Coral. Acesso em: 13 set. 2023.

L'ABBA TE, Moira. A contribuição do canto para a voz falada do ator. 2014. 79 f.

Dissertação (Mestrado) - Curso de Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista - Unesp, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/111024/000797811.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 13 set. 2023.

LEITE, Marcos. O melhor de Garganta Profunda: arranjos para canto coral com cifras. São Paulo: Irmãos Vitale, 1998. 72 p.

MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2016. 568 p.

MULLER, C.; FIAMING, L. H. Coro cênico: conceito e discussões. DAPesquisa, Florianópolis, v . 8, n. 10, p. 167-181, 2013. DOI: 10.5965/1808312908102013167. Disponível em: https://www .revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8065. Acesso em: 13 set. 2023.

OLIVEIRA, Heitor Martins. Práticas corais na formação vocal do professor de teatro. T eatro: criação e construção de conhecimento, Palmas, v . 3, n. 2, p. 70-78, dez. 2014. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/1213/8 185. Acesso em: 13 set. 2023.

REPERTÓRIO Popular - Itamar Assumpção e Isca de Polícia. Direção de Michael Ukstin. Produção de Fernando Abdo. São Paulo: Tv Cultura, 2017. 1 DVD (49 min.) son., color . Show gravado em 1983. Disponível em: https://www .youtube.com/watch?v=nYE6PSl2mLg&t=1039s. Acesso em: 13 set. 2023.

REVERBERAÇÕES. Direção de Claudia Pucci, Pedro Colombo. Produção de Luiz Fernando da Silva Jr .. São Paulo: ESPM, 2014. 1 DVD (61 min.), son., color . Documentário. Disponível em: https://www .youtube.com/watch?v=wQ5lF-B17VY. Acesso em: 13 set. 2023.

ROMANO, Olívia Camboim. Uma arena no museu: reflexões sobre a primeira montagem de Brecht em Santa Catarina. Blumenau: Edifurb, 2010. 141 p.

SOARES, Eloisa Silva. Os arranjos de Samuel Kerr e sua aplicação como estratégias para desenvolvimento musical de grupos iniciantes. 2017. 118 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Música, Departamento de Música, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/202937. Acesso em: 13 set. 2023.

STANISLAVISKY , Constantin. Manual do ator . 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 211 p. T radução de: Jefferson Luiz Camargo.

Downloads

Publicado

25/07/2024

Como Citar

BRAZIL, M. A. Coro cênico: Aspectos didáticos e a construção de um repertório. Revista Trilhos, Santo Amaro, Bahia, v. 4, n. 1, p. 66–80, 2024. Disponível em: https://revistatrilhos.com/home/index.php/trilhos/article/view/123. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos