Um Corpo Rexistente
a gira poética de Giovani Cidreira
Palavras-chave:
Escuta Conexa, Gira poética, Corporeidades negrasResumo
Inspirados na mais recente obra fractal de Giovani Cidreira, que também assina como GIO, composta pelo álbum musical e álbum visual Nebulosa Baby e a websérie Nebulosa, disponíveis no YouTube, articulamos os conceitos de gira poética e corporeidade musical para melhor adensar o entendimento de escuta conexa, acionando elementos do corpo e da corporeidade de GIO. Nossa metodologia heurística estabelece esses produtos audiovisuais como ponto de partida para refletirmos sobre as possibilidades de ampliação do processo da escuta. A gira poética é a (re)invenção de corporeidades, assinaturas e processos poéticos através de narrativas audiovisuais que conjuram a ideia de uma trajetória artístico-musical. Concluímos afirmando o quanto o trabalho de GIO potencializa tecnosubjetividades a partir da gira poética, acionando-as a partir de elementos raciais, geopolíticos e aquilombamentos, disponibilizando o axé, ou seja, a potência como reinscrição de corporeidades negras.
Referências
ARGÔLO, Marcelo; GUMES, Nadja Vladi. A cor desta cidade sou eu: ativismo musical no projeto Aya Bass. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 219–238, 2020.
EMICIDA. In: AmarElo (Sample: Sujeito de Sorte – Belchior). Rio de Janeiro: Sony Music, 2019. Faixa 10. Álbum digital.
GUTMANN, Juliana Freire. Audiovisual em rede: derivas conceituais. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2021.
JAJI, Tsiti Ella. Africa in stereo: modernism, music, and pan-Africanism solidarity. New York: Oxford University Press, 2014.
JANOTTI JR., Jeder. Gêneros musicais em ambientações digitais. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2020a.
JANOTTI JR., Jeder. Reconfigurações do pop e o lugar da escuta conexa em ecossistema de mídias de conectividade. In: PEREIRA DE SÁ, Simone; AMARAL, Adriana; JANOTTI JR., Jeder (Org.). Territórios afetivos da imagem e do som. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2020b. p. 23-40.
JANOTTI JR, Jeder; QUEIROZ, Tobias Arruda. Deixa a Gira Girar: as lives de Teresa Cristina em tempos de escuta conexa. Galáxia, São Paulo, n. 46, p. 1-17, e50973, 2021.
HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
HADDOCK-LOBO, Rafael. Os Fantasmas da Colônia. Rio de Janeiro: Ape ́Ku, 2020.
PEREIRA DE SÁ, Simone; VECCHIA, Leonam Dalla. O álbum visual Kisses e a construção da star persona de Anitta. In: PEREIRA DE SÁ, Simone; AMARAL, Adriana; JANOTTI JR, Jeder (Org.). Territórios afetivos da imagem e do som. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2020. p. 65-90.
PIRES, Victor Nobre de Almeida; JANOTTI JR, Jeder. “Alive Online”: a ecologia das lives musicais no YouTube em Tempos de Pandemia. E-Compós, Brasília, [ahead of print, p. 1-26], 2021.
ROSE, Nikolas. Inventando nossos selfs: psicologia, poder e subjetividade. Petrópolis: Vozes, 2011.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SILVA, Melina Santos. O que significa descategorizar o gênero musical? Revista Hodie, Goiânia, n. 21, e66600, 2021.
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Flecha no tempo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Encantamento: Sobre Política de Vida. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jeder Silveira Janotti Junior, Tobias Arruda Queiroz, Victor de Almeida Nobre Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Cedo à revista Trilhos os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.