Papel das canções revolucionárias na formação da consciência patriótica nas forças armadas de Moçambique (1964 – 1990)

Autores

  • Gabriel Fermeiro Universidade Pedagógica – Maputo

Palavras-chave:

Canção, consciência patriótica, Forças Armadas de Moçambique

Resumo

Neste artigo, discute-se o papel das canções revolucionárias na formação da consciência patriótica nas Forças Armadas de Moçambique com o objectivo geral de compreender como a canção contribuiu no despertar e na formação da consciência patriótica dos combatentes e do povo durante e depois da Luta Armada de Libertação Nacional, até o ano de 1990. Trata-se de um trabalho resultante da pesquisa bibliográfica, em que se busca entender como as canções foram usadas pelos e para os combatentes das Forças Populares de Libertação de Moçambique e, posteriormente, pelos militares das Forças Armadas de Moçambique. Ao consultar as diferentes obras, conclui-se que as canções revolucionárias foram sendo usadas e adaptadas em função das épocas históricas para valorizar a resistência heróica do povo moçambicano contra o colonialismo, servindo de inspiração e encorajamento aos guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique e, mais tarde, como denúncia às agressões dos regimes minoritários a Moçambique, encorajando o povo e os militares para o cumprimento dos deveres de defesa da pátria e de solidariedade para com os povos oprimidos da África Austral e do Mundo inteiro. Durante o período em estudo, os comissários políticos foram os principais responsáveis pela dinamização da produção e difusão das canções revolucionárias. De igual modo, constatou-se que, tanto na instituição castrense, assim como, noutras, as canções têm uma função multifacetada, tanto nos momentos de alegria, como de angústia.

Biografia do Autor

Gabriel Fermeiro, Universidade Pedagógica – Maputo

Doutorando em História da África Contemporânea, Mestre em Educação/Ensino de História pela Universidade Pedagógica – Maputo, Licenciado em Ensino de História pela Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula. Chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão, docente de Introdução à História, História de Educação Cívico-Patriótica na Academia Militar.

Referências

ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA das Ciências de Lisboa. Dicionário da língua portuguesa contemporânea. Lisboa: ACL, 2001.

ALVES, A. P.. Angola: musicalidade, política e anticolonialismo (1950 - 1980). Revista Tempo e Argumento, n. 10, 2013. p. 373-396.

CARLAN, C. U. As invasões germânicas e o império romano: conflitos e identidades no baixo império. História: Questões & Debates, n. 48/49, 2008. p. 137-146.

CASTRO, P. C. de. Força Armada. Revista do Clube Militar, n. 444, 2012. s.p.

FIGUEIREDO, C. Novo dicionário da língua portuguesa. Disponível em: http://dicionario-aberto.net/dict.pdf. Acesso em: 20/09/2023.

GUILARD, L. C.; COSTA, L. D. As canções militares como instrumento didáctico para o treinamento e formação profissional de policiais na Polícia Militar do Estado de Goiás. Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública, n. 1, 2018. p. 164-171.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia (3a. ed.). Rio de Janeiro: TupyKurumin, 2001.

KI-ZERBO, J. História da África negra (2a.ed.). Paris: Europa-América, 1972. MATARUCA, F. (2011). Importância dos valores culturais no desenvolvimento das Forças Armadas de Moçambique. Trabalho individual do curso de promoção a oficial general. Instituto de Estudos Superiores Militares, Lisboa, 2011.

MATTOSO, A.; HENRIQUES, A. História geral e pátria: antiguidade e Idade Média. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1973.

MILAZZO, B. L. M. A construção da fronteira étnica no processo de romanização da Britânia romana: os casos de resistência de Carataco e Boudica durante o século I d.C. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Fluminense, Niterói, 2009.

MINISTÉRIO DE DEFESA NACIONAL. Educação cívico-patriótica e moral das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Maputo: MDN, 2009.

RAMALHO, J. L. P. Retirada do exército francês da região da Guarda. Discurso apresentado na Cerimônia Militar Evocativa da Retirada do Exército Francês na Região de Guarda. Guarda, 2011.

PASSOS, A. A música militar e sua harmoniosa missão. Blog Oficial do Exército Brasileiro. Colectânea do blog. Brasília, Brasil: BOEB, 2018. p. 52-55.

Downloads

Publicado

25/07/2024

Como Citar

FERMEIRO, G. . Papel das canções revolucionárias na formação da consciência patriótica nas forças armadas de Moçambique (1964 – 1990). Revista Trilhos, Santo Amaro, Bahia, v. 4, n. 1, p. 176–188, 2024. Disponível em: https://revistatrilhos.com/home/index.php/trilhos/article/view/143. Acesso em: 17 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Culturas, currículo e formação: mediações interculturais contemporâneas