Eu sou Terezinha

Autores

  • Terezinha de Jesus Oliveira da Silva ABLP
  • Fernanda Arêas Peixoto USP

Palavras-chave:

Recôncavo baiano, biografia, memória

Resumo

Este retrato (ou perfil) de Terezinha de Jesus Oliveira da Silva é fruto de diversos encontros, conversas e entrevistas gravadas. Ele teve origem no interesse dela e da antropóloga Fernanda Arêas Peixoto, que assinam o texto, de realizar um registro das experiências da artesã e sindicalista de São Félix - BA, figura notória e mais de uma vez homenageada em sua cidade natal. Ainda que referidos a uma vida singular, os trajetos de Terezinha por tempos e espaços variados fazem ecoar outras experiências e histórias da região do Recôncavo baiano e do país.

Biografia do Autor

Terezinha de Jesus Oliveira da Silva, ABLP

É funcionária pública aposentada, associada à ABLP, Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia, e filiada ao PC do B, sigla pela qual concorreu a cargos políticos em São Félix, BA.

Fernanda Arêas Peixoto, USP

Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), é é professora do Departamento de Antropologia da USP e autora, entre outros, de Diálogos brasileiros: uma análise da obra de Roger Bastide (2000) e A viagem como vocação: itinerários, parcerias e formas de conhecimento (2015).

Referências

Referências

D'AVILA, C. Formação docente na contemporaneidade: limites e desafios. Revista da F AEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v . 17, n. 30, jul./dez. 2008. p. 33-41.

BARBOSA, Elizabete Pereira. A fábrica, a casa e a escola: as políticas de educação para a infância no Recôncavo fumageiro da Bahia (1925-1946). Tese de doutorado em Educação, UFBA, 2015.

BRANDÃO, Maria de Azevedo (org). Recôncavo da Bahia. Sociedade e economia em transição. Salvador , Academia de Letras da Bahia/UFBA, 1997.

ELOY, Priscilla da Silva. A fábrica de charutos Suerdieck no Recôncavo baiano: memórias e histórias de trabalhadores de 1935 a 1950. Mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, UFRB, 2016.

ESPÍRITO SANTO, Diana & BLANES, Ruy . The social life of Spirits. The University of Chicago Press, 2014.

FRAGA FILHO, Walter . Encruzilhadas da liberdade. História de escravos e libertos na Bahia (1870-1910). Editora da UNICAMP , 2006.

HØJER, Lars & BANDAK, Andreas. “The power of example”, Journal of the Royal Anthropological Institute (N.S.), 1-17, 2015, p. 1-17.

LEWGOY , Bernardo. Os espíritas e as letras: um estudo antropológico sobre cultura espírita e oralidade no espiritismo kardecista. T ese de doutorado, PPGAS/ USP , 2000.

PORTO FILHO, Ubaldo Marques. História dos charutos Dannemann, edição do autor , 2014.

ROT AS DA ALFORRIA. Trajetórias da População afrodescendente na região de Cachoeira, BA. COPEDOC/IPHAN, Rio de Janeiro, 2008.

SILVA, Elizabete Rodrigues da. Fazer charutos: uma atividade feminina. Dissertação de Mestrado em História, UFBA, 2001.

SANTANA, Rosileia Prado. Riqueza e poder no Recôncavo da Bahia, São Félix, 1890-1930. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, UFRB-Cachoeira, 2016.

SILVA, Pedro Arcanjo da. Bienal do Recôncavo, aspectos de uma intervenção contemporânea. Dissertação de mestrado, Escola de Belas Artes, UFBA, 2010.

SOUZA, Oseas F . de Oliveira e. História e memória de São Félix, Prontuário Ateliê Editorial, 2018.

Downloads

Publicado

25/07/2024

Como Citar

SILVA, T. de J. O. da; PEIXOTO, F. A. . Eu sou Terezinha. Revista Trilhos, Santo Amaro, Bahia, v. 4, n. 1, p. 19–45, 2024. Disponível em: https://revistatrilhos.com/home/index.php/trilhos/article/view/119. Acesso em: 17 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)